Agrupamento de Escolas de Idães

1º Torneio de Debates EPIS

1º Torneio de Debates EPIS

E uma grande salva de palmas para as nossas alunas do 11ºB: Anamar Ribeiro, Beatriz Sampaio e Lara Carvalho, pelo magnífico 2º lugar alcançado no 1.º Torneio de Debates EPIS, organizado pela Associação EPIS em parceria com o projeto internacional Debating Skills, e com o apoio da Universidade de Coimbra, nos dias 26 e 27 de fevereiro.

A viagem começou muito antes, em novembro, com a formação para as Professoras de Filosofia, Alberta Oliveira e de EMRC, Cidália Silva, que em parceria aceitaram inscrever o AE Idães, no 1.º Torneio de Debates EPIS, pois viram uma oportunidade de desenvolver competências argumentativas e o espírito crítico nos nossos alunos.

Professoras com a formação, desafio lançado nas turmas do Secundário e a Anamar, a Beatriz e a Lara, aceitaram representar o nosso Agrupamento. Parabéns!

E rumamos a Coimbra no dia 26 de fevereiro. Na bagagem ia o sonho, o medo do desconhecido, mas a vontade de participar! Instaladas no Seminário Maior de Coimbra, foi tempo para conhecer os alunos e os professores das outras escolas: Escola Secundária da Sé (Lamego); Escola Secundária Nuno Álvares (Castelo Branco); Agrupamento de Escolas Francisco Simões (Almada); Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Aveiro); Escola Secundária de Nelas (Nelas). Seguiram-se atividades para nos conhecermos melhor e terminámos com um jantar na cantina da Universidade de Coimbra.

E chegou o dia 27 de fevereiro, o dia em que as nossas alunas iam provar o seu esforço, a sua paixão e a sua contribuição para este evento. A coragem da Anamar, da Beatriz e da Lara foi notável, inspiradora e um exemplo de como o debate construtivo pode fazer a diferença na formação de cidadãos mais críticos e empáticos.

O palco foi a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Todas as escolas participaram na 1.ª ronda, num debate sobre a moção: “Tomar banho nas escolas deve ser obrigatório?” E a Anamar, a Beatriz e a Lara passaram à 2.ª ronda, com a moção: “Os jovens só devem ter acesso a redes sociais depois de atingirem a maioridade?” E passaram à semifinal, onde debateram a moção: “Proibição do uso de telemóveis no recinto escolar?” E passaram à final. Bravo! Frente a frente, na presença dos organizadores, do júri convidado, dos professores das diferentes escolas e dos colegas que foram a concurso, o AE de Idães e a Escola Secundária da Sé (Lamego), disputaram a final, debatendo a moção: “As redes sociais distorcem a visão dos adolescentes sobre relacionamentos saudáveis?” E ficámos em 2º lugar! Parabéns! Orgulho!

Foi um dia intenso de debates, onde as nossas alunas demonstraram grande capacidade de reflexão, habilidades impressionantes de argumentação e respeito pelas opiniões divergentes e saíram vencedoras, ao promoverem a tolerância democrática e o diálogo construtivo.

Parabéns à escola vencedora que vai representar o nosso país em Bruxelas. Boa sorte!

E rumámos a casa, agora com o certificado de participação, rasgados elogios, medo transformado em capacidade de superação, experiência na participação em debates e a certeza de que com motivação, coragem, empenho e esforço, conseguimos alcançar os nossos sonhos e superar os desafios.

Obrigada: Anamar Ribeiro; Beatriz Sampaio e Lara Carvalho!

Image
Image